É preciso AMAR!
![]() |
Bem vindo ao mundo! |
O amor não está escrito em palavras nem em atos: está na capacidade de se sentir, de se conhecer e de se renovar através de atos simples e generosos.
Sim meus caros amigos. Antes de me justificar o porque da criação do projeto 1 KG POR KM, acho necessário apresentar a todos vocês o alicerce, a base ou mesmo a estrutura que nos mantém vivos nesta existência. Serei antes de tudo, sincero e peço, de antemão, desculpas por não encontrar no significado das palavras a tamanha felicidade de poder estar colaborando para quem sabe criar, em um futuro bem próximo, um despertar de novos ideais e de novos caminhos até então desconhecidos por muitas pessoas.
Creio que de todos os passos dados por nós em busca da evolução e do crescimento pessoal, o que mais importa é, sem dúvida alguma, fazermos tudo com CARINHO, DESPREENDIMENTO e AMOR. Essa palavra é realmente libertadora!
![]() |
Com 09 meses, a minha primeira corrida! |
Digo libertadora porque ela justifica esse nosso caminhar, essa trilha de nossos objetivos futuros.
Sempre fui uma pessoa curiosa, mas não pelos fatos alheios. Sou curioso comigo mesmo. E esta curiosidade desperta interesses dentro de nossas personalidades que nos coloca realmente onde deveríamos estar: ou em um caminho simples do comodismo ou por um caminho mais interessante, um tanto quanto grandioso, belo e misterioso, chamado “a descoberta de si”.
E foi justamente com esse sentimento que o esporte foi apresentado em minha vida.
Acho que todos nós almejamos através dele a tão sonhada qualidade de vida. As vezes somos forçados a realizar movimentos que nunca imaginaríamos em fazer, buscando o melhor para a nossa saúde. Médicos, fisioterapeutas, psicólogos, e diversos professores da área da saúde, ministram diariamente palestras e publicam artigos, ditames e regras comportamentais sobre os benefícios a qual o Esporte pode proporcionar para nós, seres humanos.
![]() |
A minha primeira bicicleta a gente nunca esquece! |
Mas creio que o real significado do Esporte vai muito além do que a simples busca desta ‘qualidade de vida’. Quando engajados pelo mesmo sentimento de amor, ele pode ser visto como uma ferramenta de sociabilidade, de criação de vínculos, de valoração e de novas percepções que se encontram inertes, bem adormecidos no fundo de nossas almas.
O Esporte é sim a ferramenta do despertar! Despertar para o novo, para o belo e para um mundo totalmente desconhecido. É a água que alimenta a semente do sonho. É um fruto a ser colhido pelas garras da perseverança e determinação.
Foi graças ao Esporte que conquistei todos os meus objetivos. Ele serviu para abrir novos caminhos, novas oportunidades, novos sonhos. Foi o motivo que abriu meus olhos da importância da inter-relação de nós com a natureza, demonstrando a importância dela em nossas vidas, demonstrando o quanto estamos ligados conectados com o Todo. Foi através dele que conquistei amizades importantes, que reencontrei várias famílias e que consegui resgatar os humildes valores da vida.
Em conversas com irmãos que gostam da prática da corrida, acabei por observar que pessoas que nunca praticaram este Esporte, hoje possuem estímulos para a realização da atividade simplesmente porque se espelham nas amizades e nas novas oportunidades que ela proporciona, ou ainda por saber que podem conhecer um lugar novo, diferente, cativante. Acabam, assim, por adentrar a um ciclo vicioso de auto-conhecimento.
![]() |
Com um ano, começando a nadar... |
E olha... fiquei muito feliz, mas muito feliz MESMO com a superação de vários amigos! Vi, vejo e continuo vendo o crescimento de cada um deles, se engajando em novos sonhos, em novas etapas, quebrando barreiras e superando as dificuldades. Todos eles, sem exceção, adoram a atividade esportiva pois trazem os benefícios de equilíbrio e paz corporal.
O equilíbrio é atingido através de um contra-peso entre a carga de stress carregada diariamente diante dos nossos trabalhos e demais afazeres transmutado pela transpiração do suor, pelas passadas ritmadas e pelo vento no rosto nos maravilhosos quilômetros percorridos.
Observei ainda, nestas inúmeras conversas, a sensação que estes mesmos amigos atletas tinham com relação a dúvida e o medo do desconhecido. Percebi que mesmo treinando, seguindo planilhas e se esforçando muito, estes ainda continuaram a carregar dúvidas sobre a real capacidade do poder e da força que carregam em seu coração. Escutei perguntas como “Será que consigo?” ou “Acho que não tenho tanta capacidade para realizar a corrida!” que murcharam as esperanças dos grandiosos atletas.
Mas eles não desistiram! Nunca! Batalharam e seguiram os pequenos passos que se tornaram cada vez mais grandiosos, colhendo os frutos dos treinos através do sorriso único na linha de chegada!
E meus amigos... o sorriso... ah aqueles maravilhosos sorrisos... são recompensadores! A alegria de estar ali, naqueles minutos de superação é capaz, sem dúvida alguma, de libertar qualquer senso negativo antes carregado.
É um momento único entre você e Deus.
![]() |
1º Cicloturismo de MTB em 21.04.2007 Udo e Celso Molinari para o Pico do Gavião |
E a idéia do projeto 1 KG POR KM surgiu das inúmeras provas em que pratiquei nestes últimos três anos. Percebi que mesmo realizando e completando as provas, algo sempre faltava no final. É até estranho escrever estas palavras para você, caro amigo leitor. Mas o meu sentimento nas linhas de chegada era ao mesmo tempo de felicidade, por ter completado mais uma prova e ao mesmo tempo de uma frustração não justificada.
O ciclo neste período tornou-se totalmente vicioso por si só: treinar para competir. Engajado por pessoas maravilhosas, fui sempre impulsionado pela palavra SUPERAÇÃO que movimentou a minha vontade de sempre seguir em frente e nunca, mas nunca parar.
E as motivações vieram por todos os lados: presenciei esportistas nas provas de triathlon que não tinham membros inferiores ou superiores com tamanha energia e vontade que, nos momentos que estivemos lado a lado, na corrida ou mesmo no ciclismo, eles gritaram palavras enérgicas de ânimo como “não desista!”, “vamos lá, força!”. Me senti pequeno e fraco diante de tanta beleza e tanta garra nos corações destes exemplos maravilhosos de pessoas.
1ª Corrida 10 Km: Adidas SP em 27.09.09 Eduardo Correia, Udo Matiello e Reginaldo Pirolla |
Perguntei para mim: “De onde vem tanta força, tanta garra e tanta vontade destes homens?”
Nestas idas e vindas, acabei por perceber que, independentemente da PROVA a ser realizada, qualquer pessoa, eu disse QUALQUER UMA a qual possui um mínimo de DEDICAÇÃO, FÉ e PERSEVERANÇA consegue alcançar qualquer objetivo.
Não importa o que cada um deseja para si: menos tempo, mais qualidade, curtir a pré-prova, as medalhas, os kits, as amizades, as camisetas, o percurso ou a natureza. Para mim, o que mais importa é completar a prova BEM. Sentir-se BEM. Perceber no final de cada passada o PRAZER de estar ali. CURTIR o momento único e AGRADECER pela oportunidade dada.
Foi justamente isso que aprendi com esses amigos queridos: eles re-significaram para mim o sentido da palavra AMOR!
E aquele sentimento de frustração caiu por terra após essa bênção Divina. Perguntei para mim:
Porque não juntar todos esses fatores em uma "contra retribuição"? Porque não juntar cada quilômetro dado, percorrido, suado e conquistado por um fator mais social? Porque não inverter essas milhas em milhares de sorrisos e alegrias?
Assim, aquele ciclo ultrapassado do “treinar-competir” foi transformado por um sentido mais completo, mais prazeroso, mais cativante:
Praticar ESPORTE para ARRECADAR ALIMENTOS. Arrecadar para DESPERTAR. Despertar para CONSCIENTIZAR. Conscientizar para proporcionar SATISFAÇÃO. Satisfação por trocas de ALEGRIAS. Alegrias por trocas de BEM-ESTAR. Bem-estar pela prática do ESPORTE.
1º Triathlon Troféu Brasil Santos/SP em 25.10.09 Udo Matiello, William Rapouso e Eduardo Correa |
Acredito que desta forma haverá um comprometimento mútuo entre você e eu: primeiro por estar agregando no esporte a arrecadação de alimentos; segundo na esperança de estar despertando em você a prática do esporte; e, terceiro por estarmos ajudando a quem realmente necessita.
Espero que GOSTEM e DIVULGUEM esta nova idéia para os seus amigos e familiares! A intenção é sempre de “ajuda ao próximo para ajudar a si mesmo”. Todos estamos juntos nesta vida; todos somos iguais; todos somos irmãos.
Espero que GOSTEM e DIVULGUEM esta nova idéia para os seus amigos e familiares! A intenção é sempre de “ajuda ao próximo para ajudar a si mesmo”. Todos estamos juntos nesta vida; todos somos iguais; todos somos irmãos.
Encerro este pequeno histórico do projeto 1 KG POR KM com uma pergunta motivacional:
Porque razão não podemos proporcionar ao próximo a felicidade que sentimos e carregamos dentro de nossos corações?
Eu agradeço profundamente a sua visita e espero que este texto tenha trazido em seu coração um despertar de esperanças, vontades e muita, mas muita FÉ! Espero também que estas pequenas palavras tenham demonstrado a você que juntos podemos fazer toda
DIFERENÇA
Fica aqui o meu convite para o seu comprometimento! Veja as REGRAS (clique) do 1 KG POR KM e PARTICIPE (clique) hoje mesmo deste novo ideal.
Até logo caro leitor! Obrigado pela visita!
Um grande abraço e beijo no seu coração!
Fique com Deus...
Fique com Deus...
Udo Frederico Nali Matiello
Projeto 1 Kg por Km